Cuidar do estado de conservação do veículo é uma atitude muito importante, principalmente para quem deseja ter o seu carro por muito mais tempo.
Conforme andamos com nossos carros da Ford para lá e para cá, é possível que alguns problemas aconteçam devido ao tempo de uso ou às condições das pistas por onde circulamos.
Por isso, é muito importante ficar atento quanto ao estado de conservação e a vida útil das peças do seu novo carro da Ford.
Sendo assim, veja como funciona.
Por que devemos fazer a manutenção dos carros?
Antes de saber como funciona, é essencial entender por qual motivo é necessário realizá-la.
A manutenção deve ser feita em qualquer veículo, seja o seu modelo um Ford Bronco ou um Ford Territory.
Como dito anteriormente, conforme usamos nossos carros, é capaz que certos problemas apareçam devido ao tempo de uso.
No caso, você precisa saber que os fabricantes projetam os automóveis para rodarem por determinado tempo ou por determinada quilometragem.
A vida útil do automóvel pode variar entre 200 e 600 mil quilômetros rodados. Isso vai depender da qualidade dos componentes e equipamentos do modelo.
A revisão é essencial para evitar que as peças e o motor tenham a sua vida útil comprometida.
Você sabe o que é a manutenção preventiva?
Se você preza pela conservação do seu veículo, seja ele uma Ford Ranger ou outro modelo, é necessário saber mais sobre a manutenção preventiva.
Diferente da regular, que acontece quando você leva o seu veículo até um mecânico ou uma concessionária Ford para ele ser examinado, a preventiva acontece para evitar certos problemas.
Como o próprio nome já diz, ela é necessária para prevenir que certos problemas aconteçam.
O objetivo é fazer com que os carros da Ford estejam com o funcionamento mais próximo possível das condições originais de fábrica.
No caso, a preventiva fica responsável por garantir a conservação do veículo e de seus componentes, principalmente de sua parte mecânica.
Não existe um prazo específico para realizá-la, mas o indicado é fazer isso a cada seis meses.
Como a manutenção funciona?
Se o seu automóvel da Ford começou a apresentar certos problemas, o melhor a se fazer é levá-lo até um mecânico especializado em uma concessionária Ford.
Como pode ter visto, existem diferentes manutenções automotivas, como a preventiva. Além dela, é possível encontrar outras, como:
- Manutenção corretiva;
- Manutenção detectiva;
- Manutenção preditiva.
Veja a seguir como cada uma dessas manutenções automotivas funciona.
Manutenção corretiva
Essa manutenção é a mais comum, ou seja, o convencional quando pensamos em revisões automotivas.
No caso, ela é realizada quando já há algum desgaste nos equipamentos e peças do Ford, que acabam precisando ser substituídas.
Como o próprio nome já diz, ela é necessária para corrigir problemas apresentados pelos Ford carros.
Manutenção detectiva
Pode ser considerada um método de avaliação que visa garantir a segurança das pessoas e o funcionamento correto dos equipamentos.
A revisão detectiva é feita para testar o uso a longo prazo, garantindo sua boa operação e focando em encontrar possíveis erros e falhas que possam estar escondidos.
Manutenção preditiva
Essa é uma metodologia baseada no estado dos componentes automotivos.
O objetivo é avaliar o funcionamento de cada item constantemente, para assim prever sua vida útil.
Dessa forma, garante que o usuário possa aproveitar ao máximo a utilização do seu Ford Bronco, eliminando gastos desnecessários com desmontagens e manutenções corretivas.